Gordofobia
Eu, sinceramente, não consigo entender o mecanismo que faz com que alguém se sinta ameaçado/incomodado com algo que é feito por outra pessoa, completamente estranha à vida pessoal desse alguém.
O que faz alguém sentir raiva de um casal gay que adotou uma criança do outro lado do mundo, ou de um imigrante que mora na sua cidade e não te incomoda diretamente, ou ainda de uma pessoa aleatória diferente em algum grau que não influencia de nenhuma forma a sua vida?
Mas acima de tudo, não passa na minha cabeça o motivo pelo qual os gordos são tão odiados. Em tempos de moda plus size eu ainda me deparo diariamente com comentários que vão do ligeiramente negativo ao obscenamente ofensivo em relação às pessoas gordas.
O pior é o pretexto: "não se cuidam", "não são saudáveis", "são mal exemplos". Besteira, considerando o que muitos atletas e celebiscates celebridades fazem com o próprio corpo (anabolizantes e hormônios reconhecidamente nocivos, álcool e drogas, cirurgias plásticas, malhação extrema, distúrbios alimentares) que fazem com que sejam os últimos exemplos de vida saudável existentes. Podemos concluir, portanto, que esse argumento é só uma desculpa pra justificar a própria aversão.
O gordo não é mal visto apenas agora. Na literatura mundial é comum encontrar descrições pejorativas de personagens obesos, associados normalmente à personalidades covardes, mesquinhas, cruéis e sempre ligados ao excesso de prazeres "carnais". quanto as pessoas acham que é normal e aceitável serem más e cruéis com os obesos, ridicularizá-los e diminuí-los ou pior, muito pior, criticá-los