Obesidade infanto-juvenil
A partir de observações no horário de lanche das crianças e jovens percebe-se uma inadequação na alimentação, sendo que os alimentos ingeridos por estes são, muitas vezes, saturados em gorduras, açúcar, sódio, dentre outras substâncias, que em excesso podem causar grandes prejuízos à saúde do indivíduo, como é o caso da obesidade.
Obesidade é definida, existem três tipos de definições quando uma pessoa está acima do peso. O sobrepeso é quando há mais gordura no corpo do que o ideal para uma vida saudável. A obesidade se dá quando o acúmulo de gordura é muito acima do normal, podendo gerar até problemas graves de saúde. A obesidade mórbida é quando o valor do Índice de Massa Corporal (IMC) ultrapassa 40. Nesse caso, médicos tendem a recomendar cirurgias como a bariátrica na tentativa de reverter a situação.
Segundo pesquisadores, a obesidade pode ser divida pelo formato do corpo do individuo [obesidade visceral (formato de maçã) e obesidade ginóide (formato de pera)], em relação a sua origem [como exógena (causada pela ingestão calórica excessiva) ou endógena (causada por distúrbios metabólicos e hormonais)], ou com relação fisiológica [hiperplástica (caracterizada pelo aumento no numero de células adiposas) e hipertrófica (caracterizada pelo aumento no tamanho das células adiposas)].
Para estudiosos do assunto “a definição de obesidade é muito simples quando não se prende a formalidades cientificas e metodológicas. [...] O visual do corpo é o grande elemento a ser utilizado.”.
No entanto, a soma das quatro pregas (tríceps, bíceps, subescapular e suprailíaca), mostra-se ser a mais eficaz no diagnostico da obesidade para ambos os sexos, porém há uma limitação relacionada ao grau de obesidade, já que em grandes obesos a aferição de pregas é extremamente difícil.
2.1 PORCENTAGENS DE OBESOS
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, em agosto de 2010, os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF