Calor
(B) A entropia e a energia de uma sistema são grandezas termodinâmicas que se caracterizam por serem fenômenos de fronteira, com efeitos nas vizinhanças; são funções de trajetória, suas magnitudes dependem da trajetória e suas derivadas são inexatas.
(C) O calor e o trabalho são grandezas termodinâmicas que se caracterizam por serem fenômenos de fronteira, com efeitos nas vizinhanças; são funções de trajetória, suas magnitudes dependem da trajetória e suas derivadas são inexatas.
(D) A energia interna e a entropia são fenômenos de fronteira, isto é, são reconhecidos nas fronteiras do sistema à medida que cruzam suas fronteiras; seus efeitos se manifestam nas vizinhanças, estão associados a um processo, não a um estado termodinâmico, são funções da trajetória que possuem derivadas inexatas e sua magnitude depende da trajetória percorrida durante o processo, bem como do estado inicial e final.
(E) A energia interna e o trabalho são grandezas termodinâmicas que apresentam derivadas exatas, caracterizam por serem fenômenos de fronteira, com efeitos nas vizinhanças; suas magnitudes independem da trajetória e seus efeitos são reconhecidos nas fronteiras do sistema.
2) O calor de combustão do octano, principal componente da gasolina, é 5.571,00 kJ/·mol octano. Calcule o calor gerado na combustão de 48,00 galões de gasolina, assumindo ser exclusivamente octano.
Dados:
Densidade do octano é 0,70 g/mL; 1,0 galão = 3,785 L.
(A) 16,03×105 kJ (B) 34,20×106 kJ
(C) 40,68×105 kJ (D ) 62,15×105 kJ
(E) 127,17×104 kJ
3) Assinale a afirmativa incorreta.
(A) Um processo durante o qual não há transferência de calor é denominado de adiabático.
(B) Escala Internacional de Temperatura de 1990 (ITS-90) estabelece que a unidade de temperatura termodinâmica é o kelvin (K).
(C) A