calor
O processo de propagação do calor ocorre quando há dois ou mais sistemas, com diferentes temperaturas, em contato e cessa quando esses sistemas adquirirem a mesma temperatura, pois atingiram o equilíbrio térmico.
A propagação de calor entre os corpos pode ocorrer de três maneiras: Condução, Convecção e Radiação.
CONDUÇÃO
Quando tocamos a madeira da porta e a maçaneta temos a sensação que a maçaneta está mais fria que a madeira, porque a quantidade de calor trocada entre a mão e o metal da maçaneta é maior que a quantidade de calor trocada entre a mão e a madeira. Isto ocorre porque o metal da maçaneta é melhor condutor de calor do que a madeira da porta.
Os metais são excelentes condutores de calor, por isso, o alumínio é utilizado na confecção de panelas, enquanto que a cerâmica, que é um material pouco condutor, denominado mau condutor ou isolante, é utilizada na confecção de pratos.
Como ocorre o processo de condução do calor?
Quando fornecemos calor a um corpo, através de uma fonte de calor, como uma chama, a parte do corpo, em contato com a fonte, irá se aquecer, e seus átomos irão se mover mais rapidamente, (adquirindo maior energia cinética) o que produz colisões com os átomos vizinhos, que da mesma forma irão interagir com os seus átomos vizinhos, até que todo corpo esteja aquecido. Esse é processo de transferência de energia denominado condução.
Qual a diferença entre os materiais condutores e isolantes?
Os sólidos possuem os elétrons externos fracamente ligados, sendo que nos metais, esses elétrons estão mais fracamente ligados ainda e são livres para transportar energia através de colisões no metal e por isso os metais são chamados bons condutores de calor. Já os materiais, como a madeira e a cortiça, possuem seus elétrons externos fortemente ligados, o que não permite uma boa propagação de calor e por isso são chamados de isolantes. CONVECÇÃO
É o processo de transferência de calor que ocorre através