Calor
Transferência de Calor é energia em trânsito devido a uma diferença de temperatura. Sempre que existir uma diferença de temperatura em um meio ou entre meios ocorrerá transferência de calor.
Por exemplo, se dois corpos a diferentes temperaturas são colocados em contato direto, como mostra a figura abaixo, ocorrera uma transferência de calor do corpo de temperatura mais elevada para o corpo de menor temperatura até que haja igualdade de temperatura entre eles. Dizemos que o sistema tende a atingir o equilíbrio térmico.
[pic]
Se T1 > T2 T1 > T > T2
A transferência de calor cessa quando não existe mais uma diferença de temperatura.
Portanto, durante esse processo, o nível energético (grau de agitação molecular) do corpo mais quente diminui, enquanto que o do corpo mais frio aumenta. Como a energia térmica de um corpo depende, além da sua massa e da substância que a constitui, da sua temperatura, conclui-se que as variações de temperatura estão associadas às variações de energia térmica. Essa quantidade de energia térmica que se transfere é chamada de calor. Os diferentes processos de transferência de calor são referidos como mecanismos de transferência de calor.
PROPAGAÇÃO DO CALOR
O Calor pode se propagar de três formas:
• Condução • Convecção • Irradiação,
CONDUÇÃO
A condução de calor ocorre sempre que há diferença de temperatura, do ponto de maior para o de menor temperatura, sendo esta forma típica de propagação de calor nos sólidos. As partículas que constituem o corpo, no ponto de maior temperatura, vibram intensamente, transmitindo sua energia cinética às partículas vizinhas.
O calor é transmitido do ponto de maior para o de menor temperatura, sem que a posição relativa das partículas varie. Somente o calor caminha através do corpo.
O mecanismo de transferência de calor por condução consiste de