Historia
Faça um texto explicando a divisão da história que foi adotada no nosso livro “Fundamentos Históricos da Educação”: quais foram os critérios usados? Identifique as principais características e os aspectos mais relevantes da educação de cada período.
No livro “Fundamentos Históricos da Educação” a divisão da história escolhida foi a dos critérios da historiografia francesa, também chamada de historiografia tradicional. Nessa divisão o que separa um período do outro são os grandes acontecimentos políticos. Foi adotado também o quadripartismo, ou seja, a divisão da história da educação nos seguintes grandes períodos: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Considerando os textos apresentados no livro “Fundamentos Históricos da Educação”, a seguir serão identificados as principais características e os aspectos mais relevantes da educação de cada período.
Na Idade Antiga, a educação foi marcada pelos gregos e pelos romanos. E até hoje sua influência se perpetua.
A partir das cidades de Atenas e de Esparta é possível registrar os dados mais interessantes sobre a educação na Grécia antiga. Em ambas, o indivíduo era subordinado ao Estado. Em Atenas, o objetivo era educar o homem para o belo e para o bem, tanto no aspecto físico quanto moral. Em Esparta, o objetivo era a disciplina da alma e do corpo, privilegiando-se a força física, buscando-se a formação de atletas e soldados.
Na Grécia, a poesia e o teatro cumpriram um papel educativo muito importante. Através dessas obras de arte expressavam-se concepções de vida e comportamentos humanos.
A educação na antiguidade grega sempre teve como objetivo o homem como indivíduo e como ser social e sua educação.
Os princípios norteadores da educação romana tinham como objetivo formar cidadãos atuantes na vida pública. Os jovens eram educados para serem fortes na guerra, mas também para serem eloquentes nos debates junto às sessões do senado romano.
Após o fim do governo