calor e energia
A natureza do Universo
Por Luciano Camargo Martins - dfi2lcm@joinville.udesc.br
Calor e Energia
O calor é uma forma de energia e a temperatura de uma substância è uma medida de sua energia interna. O estudo do calor e da temperatura chama-se termodinâmica. Um princípio fundamental no estudo da termodinâmica é a lei da conservação de energia, segundo a qual, em qualquer tipo de interação, a energia não é criada nem destruída.
Grande parte da energia que parece se perder nas interações comuns - como empurrar uma caixa de papelão pelo chão - é convertida em energia interna; no caso da caixa de papelão, trata-se da energia cinética (veja abaixo) recebida pêlos átomos e moléculas situados na caixa e no chão, à medida que interagem e vão sendo retirados de suas posições de equilíbrio. O nome dado à energia na forma de movimento oculto de átomos e moléculas é energia térmica. Rigorosamente falando, o calor é transferido entre dois corpos como resulta do de uma mudança de temperatura, embora o termo "calor" seja normalmente usado também para designar energia térmica. Os processos que transformam energia cinética, que é a energia organizada de um corpo em movimento, em energia térmica, que é a energia desorganizada devido ao movimento dos átomos, incluem o atrito e a viscosidade.
Numa máquina a vapor, o calor é transformado em trabalho.
Trabalho e energia
Quando uma força age sobre um corpo, provocando aceleração na direção da força, é realizado um trabalho. O trabalho realizado sobre um corpo por uma força constante é definido como o produto da grandeza da força pelo conseqüente deslocamento do corpo na direção da força (veja Diagrama 1). A unidade de trabalho é joule (às vezes designado como newton•metro), assim chamada em homenagem ao cientista inglês James Joule (1818-89). Um joule (J) é definido como o trabalho realizado sobre um corpo quando ele sofre deslocamento de l metro em decorrência da ação de uma força de l newton que atua