massa unitária
Determinação De Massa Unitária Do Agregado Miúdo
Palmas-TO
Agosto de 2014
Objetivo
Realizar por meio de ensaios a derterminação da massa unitária de um determinado agregado miúdo.
Introdução Devido a importãncia dos agregados dentro da construção civil, vários são os ensaios necessários para sua utilização, que servem para definir teor de umidade, a composição granulometrica, a absorção de água a massa unitária, especififica entre tantos outros. A massa unitária de um agregado é a sua densidade (massa/volume) com todos os espaços vazios, são os “vãos” entre um grão e outro e seus espaços internamente ( poros permeaveis). Pode-se dizer que a massa unitária é a massa real do agregado, pois engloba todos os espaços existentes ( internamente e externamente).
Material e Procedimento Experimental
Materiais:
• Balança com limite de erro de aproximadamente 0,5% das massas a determinar;
• Recipiente paralelepipédico de material metálico com 15dm³ de volume e 316mm x 316mm de base com 150mm de altura;
• Concha para lançar o material;
• Haste para regularizar o agregado.
Procedimento Experimental:
No dia 07 de Agosto de 2014, com o acompanhamento e instrução do professor Joaquim Carvalho, relizou-se no Laboratório de Materiais de Construção Civil do CEULP/ULBRA , a determinação da massa unitária do agregado miúdo.
Ao chegar ao local iniciou-se com uma breve explicação do cálculo de como calcular a massa unitária, e prosteriormente a realizão do ensaio.
No ensaio primeiramente colocamos o recipiente parelelepipédico na balança de precisão, para que dessa forma descontassemos o seu peso nas futuras medição, apresentando o valor de 7,50kg.