Calor e energia
• Termômetros
O primeiro instrumento utilizado para medir a temperatura foi inventado por Galileu, 1952. Utilizando a água para realizar tal experiência ele não adotou qualquer escala de temperatura, de modo que tal dispositivo deve ser chamado de termoscopio, e não termômetro. A modificação do termoscopio foi proposta por Ray em 1631. Tal dispositivo era o inverso inventado por Galileu, no qual eram registrados o aquecimento e o resfriamento pela expansão da água.
Em 1635, o Duque Fernando de Toscana, construiu um termômetro usando álcool, que congela numa temperatura mais baixa que a água.Em 1640, os cientistas da Academia Lincei, da Itália, construíram um protótipo do termômetro moderno usando o mercúrio.O desenvolvimento completo levou aproximadamente meio século.
• Lei dos Gases
Tendo ouvido falar na invenção da Bomba de ar por Otto Von Guerick, Boyle aperfeiçoou consideravelmente o seu desenho e iniciou uma serie de experiências de medição do volume de ar sob varias pressões elevada e baixas, resultando na lei de Boyle que declara:
• O volume de uma quantidade qualquer de gás a uma determinada temperatura e inversamente proporcional a pressão a que ele e sujeito.
Um século depois um francês, Joseph Gay Lussac encontrou outra lei importante;
• A pressão de qualquer gás contido em determinado volume aumenta em 1/273, de seu valor inicial para cada grau centígrado de temperatura.
Dois anos antes outro francês, Jacques Charles, já havia feito tal descoberta, por isto esta lei e chamada “lei de Charles”.
• Termômetro de Gás
A simplicidade das leis que governam o comportamento dos gases torna o termoscopio construído por Galilleu um instrumento muito mais racional para a medição de temperatura. Líquidos diferentes tais como, água, álcool, mercúrio ou sólidos se expandem de modo algo diferente com a elevação de temperatura: a água ate se contrai em vez de se expandir quando a temperatura aumenta do posto