Calor De Rea O
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia Rural
Curso de Engenharia Química
Pratica V: Calor de reação
Bryan da Silva Silveira
Gildeir Lima Rabello
Ruth Silva Siqueira
Alegre - ES
04 de maio de 2015.
Introdução
Calor de reação ou energia de reação é o nome dado à quantidade de calor liberado ou absorvido em uma reação química ou mudança de estado, estando todas as substâncias, desde as iniciais até as finais, com a mesma temperatura e com a mesma pressão (Russel, 1994). Tal propriedade é considerada uma propriedade extensiva, pois é proporcional à quantidade de reagentes utilizada.
Tendo-se um equipamento que afira as temperaturas com precisão, antes, durante e depois de uma reação, pode-se obter o calor de reação, que é a diferença de energia entre os reagentes e os produtos.
Objetivos
Observar e comparar o comportamento da temperatura de uma mistura de NaOH e HCl dentro e fora de um “calorímetro”.
Materiais e reagentes
Béquer 100 mL;
Béquer 50 mL;
NaOH;
HCl;
Folhas de jornal;
Porta latinha de isopor;
Medidor de temperatura;
Cronômetro.
Procedimento experimental
Inicialmente, um béquer foi envolvido com jornal picado e colocado dentro da porta lata de isopor. Colocou-se a tampa de isopor com um pequeno orifício no centro com o termômetro no béquer. Mediu-se 20 mL de uma solução de NaOH e colocou-a em outro béquer e mediu-se a temperatura da solução. O mesmo procedimento foi feito com a solução de HCl. Feito isso, misturou-se a solução de HCl e NaOH no béquer que foi colocado no “calorímetro” e cobriu-se com a tampa. Foi medida a temperatura dentro do béquer em intervalos de 2 segundos até os 10 primeiros segundos e depois em intervalos de 10 segundos até 40 segundos. O procedimento foi repetido novamente sem utilizar o porta lata de isopor (calorímetro).
Resultados e discussão
Durante o experimento, ao misturar os dois reagentes, percebeu-se que houve uma mudança de temperatura do