fisqui II pratica 6 calor de rea o
1239 palavras
5 páginas
EXPERIMENTO N° 6:CALOR DE REAÇÃO
1– OBJETIVO
O objetivo deste experimento foi determinar a quantidade de calor envolvida em diversas reações.
2– FUNDAMENTOS TEÓRICOS
A termoquímica estuda as transferências de calor associadas às reações químicas ou às mudanças no estado físico das substâncias. Calor de reação é o nome dado à quantidade de calor liberado ou absorvido em uma reação química ou mudança de estado.
Um processo exotérmico é aquele no qual calor é liberado pelo sistema (reação química) para o ambiente. Por exemplo, a queima de um pedaço de carvão. Processos endotérmicos são aqueles nos quais o sistema absorve calor do ambiente. Por exemplo, a fusão do gelo é um processo endotérmico.
O calor específico, c, de uma substância é a quantidade de energia necessária para aumentar de um grau (Kelvin) a temperatura de um grama de uma substância (de 15 °C a 16 °C). Para a água o seu valor é de 4,18 × 103 J kg-1 K-1. O calor, q, liberado ou absorvido por uma reação química, à pressão constante é definido como a variação de entalpia do sistema, ∆H, sendo positivo para processos endotérmico e negativo para os exotérmicos.
3– PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
I Parte
1- Pegou-se um erlenmeyer limpo e seco para ser pesado, sendo anotado o seu peso.
Observação1: O peso do erlenmeyer foi de 114,347 gramas.
2- Com o auxílio deu uma espátula foi adicionado a este erlenmeyer, aproximadamente, 2g de hidróxido de sódio, na forma sólida.
Observação2: A variação do peso do sal foi de apenas +/-0,01g.
3- Em uma proveta foi adicionado 200 mL de água destilada, e em seguida com o auxilio de um termômetro foi anotado a temperatura da água.
Observação3: A temperatura da água foi de 24°C.
4- Verteu-se a água destilada sobre o NaOH que se encontrava no erlenmeyer, com agitação continua até a total diluição da base. Em seguida, foi verificada a temperatura da solução alcalina produzida.
Observação2: A temperatura da solução foi de 25°C.
II Parte
1-