A quest o Indigena No Brasil
A Questão Indígena no Brasil
Lílian Nogueira Rolim Marcela Cerávolo Salomão Rafael Soares Farias
Introdução
O presente trabalho foi realizado para o curso de Métodos de Análise Econômica V, do Instituto de Economia da Unicamp, ministrado pelo Prof. Fernando Nogueira da Costa.
O objetivo principal é compreender, de uma maneira menos superficial e mais imparcial, a situação à qual estão submetidos os povos indígenas que vivem no Brasil. É sabido que a luta pela preservação desses povos é histórica no país, assim como o é a exploração e o avanço da “sociedade branca” sobre suas terras.
Salienta-se, de antemão, que a questão é complexa e polêmica e que esse simples estudo, embora esclarecedor, não é suficiente para apreender a problemática como um todo.
De modo a delinear um pouco o escopo do trabalho, decidiu-se tomar o recente debate sobre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, como um guia para a discussão. As questões envolvidas nesse projeto permitem criar um retrato do que se evidencia nas demais regiões brasileiras habitadas por indígenas.
Histórico da situação indígena no Brasil
Para começar, apresenta-se um breve histórico sobre os índios no território que hoje é conhecido como Brasil, compilado a partir de trechos retirados do site da Funai:
“Os povos indígenas que hoje vivem na América do Sul são originários de povos caçadores que aqui se instalaram, vindos da América do Norte através do istmo do Panamá, e que ocuparam virtualmente toda a extensão do continente há milhares de anos.”
“Há cinco séculos, os portugueses chegaram ao litoral brasileiro, dando início a um processo de migração que se estenderia até o início do século XX, e paulatinamente foram estabelecendo-se nas terras que eram ocupadas pelos povos indígenas.”
“O processo de colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja pela ação das armas, seja em decorrência do