Calor de Fusão do Gelo
Quando calor é transferido para um material sólido ou líquido nem sempre a temperatura da irá aumentar. Em vez disso, o material pode mudar de fase (ou de estado).
A matéria pode existir em três estados: no estado sólido, os átomos ou moléculas de material formam uma estrutura rígida através de sua atração mútua. No estado líquido, os átomos ou moléculas têm mais energia e maior mobilidade, formam aglomerados transitórios, mas o material não tem uma estrutura rígida e pode escoar em um cano ou se acomodar no fundo de um recipiente. No estado gasoso os átomos ou moléculas têm uma energia ainda maior, não interagem, a não ser através de choques de curta duração, e podem ocupar todo o volume de um recipiente. O comportamento das moléculas nos diferentes estados físicos pode ser visualizado na figura 1:
Figura 1: Comportamento das Moléculas nos diferentes Estados Físicos
Fundir um sólido significa fazê-lo passar do estado sólido para o estado líquido. O processo requer energia porque os átomos ou moléculas dos sólidos devem ser liberados de sua estrutura rígida. A fusão de um cubo de gelo para formar água é um exemplo claro.
Figura 2: Fusão do cubo de gelo
A quantidade de energia por unidade de massa que deve ser transferida em forma de calor para que uma amostra mude totalmente de fase é chamada de calor de transformação e é representada pela letra L. Assim, quando uma amostra de massa m sofre uma mudança de fase a energia total transferida é:
Q = Lm
Quando a mudança é da fase sólida para a fase líquida (caso em que o material absorve