Calor latente
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUIÍMICA
CALOR LATENTE
TRABALHO ACADÊMICO
PONTA GROSSA
2012
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUIÍMICA
CALOR LATENTE
Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial referente ao 2º período do Curso Superior de Engenharia Química, disciplina de Física 2 Prática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR
Profº Cristiano
PONTA GROSSA
2012
INTRODUÇÃO
Calor latente é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, para passar do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice versa. Durante a mudança de fase, a temperatura da substância não varia, mas a agregação de suas moléculas se altera. O calor latente pode assumir tanto valores positivos quanto negativos. Se for positivo quer dizer que a substância está recebendo calor, se negativo ela está cedendo calor. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade é J/kg (Joule por quilograma). Outra unidade usual é caloria por grama (cal/g).
Determinado pela letra L, o calor latente de uma substância é calculado através da razão entre a quantidade de calor Q, que a substância deve receber ou ceder e a massa m, da mesma.
Q=m.L=>L=Qm
Observe que esta equação não depende da temperatura, exatamente porque as substâncias não variam sua temperatura durante a mudança de estado, como mostra o gráfico a seguir:
Gráfico: Mudança de estado físico.
MATERIAIS
* Calorímetro; * Termômetro; * Água em temperatura ambiente; * Água gelada; * Água quente; * Gelo.
PROCEDIMENTOS
1. Em um balde de alumínio, colocar 1/3 de seu volume de água em temperatura ambiente, e pesar sua massa. Passa isso, necessita-se pesar o balde vazio, acrescentar água,