Trabalho de administraçao
Chamamos de capacidade à quantidade máxima de produtos e serviços que podem ser produzidos numa unidade produtiva, num dado intervalo de tempo. Por unidade produtiva entende-se tanto uma fábrica, como um departamento, uma loja, uma simples máquina etc. Por exemplo um departamento de montagem de uma empresa possui 5 empregados, cada qual trabalhando 8 horas diárias, realizando a montagem de um componente à razão de 20 montagens por hora e por empregado, a capacidade do departamento, expressa em número de montagens do componente por dia, será:
Algumas vezes as unidades produtivas trabalham com a capacidade total. Por exemplo uma loja pode estar dimensionada para atender a 200 clientes em média por dia mas, presentemente, pode estar atendendo apenas 120. neste caso, dizemos que o uso da capacidade é de 120/200 x 100 = 60% ou, ainda, que a loja esta operando com 60% da sua capacidade. Como se pode perceber, há muitos fatores dos quais depende a capacidade de uma unidade produtiva. se quisermos aumentar a capacidade da unidade, deveremos alterar pelo menos um dos fatores determinantes dessa capacidade. Alguns deles não impõe grandes dificuldades para isso, enquanto que outros dependem de mudanças mais custosas ou que tomam tempo ou ambas as coisas simultaneamente. Voltando ao caso da loja, pode ser fácil contratar um funcionário a mais ou trabalhar em horas extras, mas seguramente será mais complicado aumentar a área construída da loja.
1. Fatores que Influenciam na Capacidade
1.1. Instalações É óbvio que o tamanho da unidade produtiva é importante. Quando projetar uma unidade produtiva é importante deixar espaços vagos para expansões futuras, de forma a adiar a mudanças de local para novas instalações. Dadas as dimensões gerais das instalações, o arranjo físico do local pode restringir a capacidade ou favorecê-la. Quando as empresas possui as alternativas quanto ao tamanho da unidade produtiva deve levar em consideração