Calor latente
Laboratório de Física Térmica
Título:
Calor Latente
Número do experimento:
Aula 03
Campos dos Goytacazes, 18 de maio de 2012.
Introdução:
[1] O calor latente não modifica suas temperaturas, porém provoca mudanças no estado de agregação dos materiais. O calor latente (L) nos informa a quantidade de calor que uma unidade de massa de um determinado material necessita receber ou perder para mudar seu estado físico de agregação. Nos processos endotérmicos, ou seja, quando o material absorve calor e muda de estado, o calor latente (L) é acompanhado de um sinal positivo, significando que o material recebeu calor, ou seja, o calor é recebido pelo corpo. Quando o processo é exotérmico, ou seja, quando o corpo perde calor, é utilizado um sinal negativo para expressar que o calor latente está sendo perdido. [2] Calor latente é a grandeza física que está relacionada à quantidade de calor que um corpo precisa receber ou ceder para mudar de estado físico. Matematicamente, essa definição fica da seguinte forma:
Temos que L é o calor latente em cal/g
[3] Chamasse de sistema adiabático aquele que ao ocorrer trocas de calor internamente, não perde calor para o meio externo. Pode-se entender com base nessa afirmação que a soma das variações de calor interno é igual à zero.
ΔQ1 + ΔQ2 + ΔQ3 = 0
Onde ΔQ é a variação de calor de cada substância em questão.
Ao mudar de estado a matéria consome ou cede energia, isso pode ser considerado uma variação de calor. Ao observar a equação abaixo onde:
ΔQ = m.c. ΔT (Variação de calor onde a matéria não muda de estado físico).
ΔQ = m.L (Variação de calor onde a matéria muda de estado físico).
ΔT = (Tf – Ti).
Objetivo:
Determinar o calor latente de fusão da água (Gelo) e o calor latente de condensação da água (Vapor).
Materiais:
1- Balança, triple beam balance, Ohaus (erro de medida