calor de fusão do gelo
Departamento de Ciências Exatas e da Terra
Curso de Química Industrial
Disciplina: Físico-Química Experimental I
“Calor de fusão do gelo”
Alunos:
Fernanda Dal Sotto de Lima
Josiani Luft
Professor: Mário Hack
Santo Ângelo, 19 de março de 2013
1. OBJETIVO:
Este trabalho tem como objetivo determinar o calor de fusão do gelo, através da técnica de mistura em calorímetro.
2. INTRODUÇÃO: Existem três estados físicos nos quais toda matéria pode ser apresentada, dependendo da sua respectiva temperatura : sólido, líquido e gasoso. As trocas de calor entre os três estados físicos podem provocar uma mudança de estado.
É chamada fusão a passagem do estado sólido para o estado líquido, e solidificação o caminho contrário;
A vaporização é a passagem do estado líquido para o estado gasoso, e a liquefação ou condensação é o caminho contrário;
As mudanças de estado podem ser explicadas de forma qualitativa do seguinte modo:
Em um sólido os átomos e moléculas ocupam as posições fixas nos nodos de uma rede cristalina. Um sólido tem na ausência de forças externas um volume fixo e uma forma determinada.
Os átomos e moléculas vibram, em torno de suas posições de equilíbrio estável, cada vez com maior amplitude a medida que é aumentada a temperatura. Chega um momento no qual vencem as forças de atração que mantém os átomos em suas posições fixas e o sólido passa para o estado líquido. Os átomos e moléculas seguem unidos pelas forças de atração, porém podem mover-se uns relativo aos outros, o que faz com que os líquidos se adaptem ao recipiente que os contém porem mantenham um volume constante.
Quando é aumentada ainda mais a temperatura, são vencidas as forças de atração que mantém unidos os átomos e moléculas no líquido. As moléculas estão afastadas umas das outras, podendo mover-se por todo o recipiente que as contém e somente interagem quando