Calendário Maia
O Calendário Maia contém várias profecias sobre o futuro, mas a sua decifração ainda não está completa.
De fato, não foram os primeiros a utilizar o calendário, mas realmente inventaram quatro calendários diferentes.
Dependendo de suas necessidades, os maias usavam diferentes calendários para registrar cada evento, sozinhos ou numa combinação de vários
O calendário maia é organizado em unidades temporais crescentes. Cada 20 dias completam o que corresponderia a um mês, ou seja, entre os nativos, o uinal. 18 uinals constituem um tun ou o ano ocidental. Por sua vez, 20 tuns formam um katun, enquanto 400 tuns configuram o baktun.
O calendário tzolk'in foi o primeiro utilizado pelos maias. A maioria dos calendários utilizados na Mesoamérica eram compostos por 260 dias.
A mais correta das teorias é que tenha sido baseado em números, pois estes tinham grande significado para os Maias
Entre muitos dos calendários inventados pelos Maias, o Haab é o mais parecido com o que utilizamos atualmente, este é composto por 360 dias e baseia-se no ciclo do sol
Eles queriam um calendário que os levaria através de centenas ou até milhares de anos, entra o calendário de longa contagem. Que tem aproximadamente 5.125 anos.
Um ciclo galáctico de 25.625anos, é composto por 5 ciclos solares de 5125 anos cada. Atualmente estamos no final do quinto ciclo que começou em 13 Agosto de 3114 a.C. e acaba em 21 Dezembro de 2012. Está provado pela ciência que o ano 2012, será um ano com grande fluxo de energia solar com consequências planetárias.
Alguns acreditam que no dia 21 de Dezembro de 2012 será o início de uma nova era, outros creem na volta de um Deus e muitos questionam na teoria de que o mundo não irá acabar; pois a NASA já confirmou o mundo ainda durará milhões e milhões de anos.