calculos
É... Tricô também é matemática!
Todas as tricoteiras têm uma maneira de tricotar: algumas tem o ponto mais largo, outras mais apertados; outras tem um ponto parelhinho, outras meio desencontrado. Isso acontece devido a tensão que damos ao fio nas laçadas.
Existe também a diferença de espessura de fio e agulha e os tamanhos de cada pessoa.
Então sempre é bom fazer uma amostra, assim tu não ficas dependente das receitas de outras pessoas.
Pontos simples : faço um quadradinho de 10px10carr. Chamo de ponto simples aqueles pontos que são constantes em todo o trabalho, sem laçadas, sem aumentos e diminuições ( tipo barra inglesa, ponto inglês, ponto meia, ponto tricô, santa clara...).
Pontos fantasia: na receita do ponto fantasia sempre há o número de pontos e carreiras que necessita para todo o motivo. Coloque os pontos necessários e faça a quantidade de carreiras necessárias, conforme diz a receita , para que o desenho se forme por um todo.
Feito isso meça a amostra na altura e largura.
Então... agora pegue uma blusa, um casaco ou um cardigã que tu tens no guarda-roupa. Um que tu te sinta bem e que mais ou menos tem o "corte" ( modelo) que tu queres fazer. Meça tudo nele. Largura e altura do corpo, altura e largura de onde começa as cavas, altura e largura do decote, largura do punho, altura total das mangas. Se o modelo é acinturado meça a altura e largura de onde começa a cintura. Enfim: meça tudo o que é relevante.
Feito isso pegue um caderninho e aplique regra de três simples em tudo.
Exemplo:
Numa amostra de 10px10carr=4cmx5cm.
Largura e altura da peça a copiar= 47cmx51cm.
Se 10 pontos da amostra é 4cm, quanto preciso de pontos em 47cm?
Cálculo: 4x=47.10
x=470:4
x=117.5 pontos ( arredonde para 117 ou 118 pontos)
Se 10 carreiras da amostra é 5cm, quantas carreiras terá 51 cm?
Cálculo:5x=51.10
x=510:5
x=102 carreiras
Bom... a partir daí é um jogo de lógica