coerencia
Normalmente existem no texto elementos de referência que são usados para evitar repetições e para interligar as sentenças, tornando a leitura mais compreensível e fluente.
Nem todas as palavras de um texto são prontamente compreensíveis. Ate mesmo em Português você já deve ter encontrado palavras que não compreendeu de imediato e outras que, apesar de conhecidas pareciam deslocadas e sem significado aparente. No primeiro caso estamos falando de vocabulário, um conjunto tão diversificado que precisamos recorrer ao dicionário da Língua em questão para podermos interpretar corretamente um dado item lexical. Já no segundo caso estamos falando de palavras que dependem do contexto para serem interpretadas. Essas palavras são chamadas de referentes e, como o próprio nome já diz, possuem como função fazer referencia a algo anteriormente dito no texto.Normalmente os referentes substituem substantivos para evitar repetições desnecessárias que tornariam a leitura cansativa, pesada e confusa, atrapalhando e dificultando a compreensão. Para que você compreenda melhor, confira o texto abaixo:
Que horror, não?! Horror duplo, aliás: o dia do Rui e o texto escrito dessa maneira. É isso o que acontece quando não utilizamos referentes: o texto fica repetitivo, pesado, difícil de ler e muito aborrecido. Desde muito cedo aprendemos que a clareza e a objetividade são condições essenciais para que um texto seja compreendido e corretamente interpretado. Uma das regras, para que isso ocorra, e evitar a repetiçao de palavras que podem ser substituídas por outras de igual valor semântico.
No texto trágico de Rui, o que falta são os pronomes, os principais elementos no processo de referência. O uso correto dos pronomes garante a legibilidade do texto pela correspondência entre eles e os nomes aos quais se referem. Experimente fazer a substituição... o texto não fica muito melhor?
Em Inglês os pronomes cumprem funções bem definidas em uma frase.