Calculo
Profª Ms Vanessa Bastos Menezes
CONCEITOS BÁSICOS
Solução: mistura homogênea composta de soluto e solvente. - Solvente: é a porção líquida da solução. - Soluto: é a porção sólida da solução. Exemplo: No soro glicosado a água é o solvente e a glicose é o soluto.
Concentração: a relação entre a quantidade de soluto e solvente. Exemplo: g/ml a quantidade em gramas de soluto pela quantidade em mililitros de solvente.
CONCEITOS BÁSICOS
Proporção: forma de expressar uma concentração e consiste na relação entre soluto e solvente expressa em “partes”. Exemplo: 1:500, significa que há 1g de soluto para 500ml de solvente. Porcentagem: é uma outra forma de expressar uma concentração. O termo por cento (%) significa que a quantidade de solvente é sempre 100ml. Exemplo: 7%, significa que há 7g de soluto em 100ml de solvente.
CONCEITOS BÁSICOS
Regra de três: permite de forma simples, estruturar o problema obtendo sua solução. Importante observar que a regra de três só se faz necessária, quando não conseguimos resolver o problema de maneira direta. Vejamos um exemplo: Exemplo: Tenho ampolas de dipirona com 2ml de solução. Quantos ml tenho em três ampolas? Forma direta: 2ml x 3 ampolas = 6ml nas três ampolas Por regra de três: 1 ampola ---- 2 ml 3 ampolas --- x x = 6 ml
APLICAÇÕES DE PROPORÇÕES
Considerando os seguintes padrões que utilizados no cálculo de medicamentos: - 1ml contém 20 gotas - 1 gota equivale a 3 microgotas, então 20 gotas equivalem a 60microgotas. 1 ml = 20 gotas = 60 microgotas - Portanto, 1 ml contém 60 microgotas.
GOTEJAMENTO DO SORO
1ml = 20 gotas Volume Gotejamento = __________________ Nº de horas x 3
Um paciente idoso e com diagnóstico de insuficiência cardíaca está em uso de soro glicosado, sendo 1200 ml para correr em 20 horas. O gotejamento deve ser mantido rigorosamente em quantas gotas/minuto?
Há duas formas para resolver!!!
Vejamos...
REGRA DE TRÊS: 1º passo: 1 ml ---------- 20