Calculo
Motor à explosão é um equipamento que realiza trabalho queimando uma mistura de vapor de combustível e ar dentro de um cilindro. Por esta razão, é também chamado motor de combustão interna. Quando a mistura de ar e combustível queima, formam-se gases quentes. Estes se expandem rapidamente e empurra as partes internas do motor, realizado movimento. Este movimento pode realizar trabalhos como girar hélices ou operar máquinas.
Os motores à explosão são compactos e leves comparativamente a sua potência. Isto os torna mais usado em veículos. Automóveis, cortadores de grama, motocicletas, ônibus, aviões e pequenos barcos. Os motores à explosão também podem funcionar como usinas elétricas portáteis - por exemplo, para fornecer energia para acionar bombas e outras máquinas em fazendas ou lugares que não possuam abastecimento de energia elétrica.
Existem dois tipos principais de motores à explosão: motores de movimento alternado ou motores alternativos e motores rotativos. Os motores alternativos possuem êmbolos que se movem para cima e para baixo ou para frente e para trás. Uma parte chamada virabrequim transforma este movimento alternado em movimento circular, giratório, que realiza o trabalho. Um motor rotativo, conhecido também como motor Wenkel, utiliza rotores no lugar de êmbolos. Os rotores produzem diretamente o movimento giratório. Os motores a explosão alternativos são classificados:
- pelo número de tempos ou percurso do êmbolo em cada ciclo,
- pelo tipo de compressão,
- pelo modo em que são refrigerados,
- pelo arranjo de suas válvulas,
- pelo arranjo de seus cilindros,
- pela maneira com são alimentados com ar e combustível.
Os detalhes e particularidades dos motores de combustão interna serão vistos durante este período nas aulas de motores de combustão.
2. OBJETIVO
Reforçar conhecimentos da prática 1, relembrando as peças que compõe o motor de 4 tempos, sequência de desmontagem e montagem do cabeçote, sequência de aperto