Calculo de um sólido
Resumo. O experimento consistiu em recolher as medidas e calcular o volume de determinados materiais com tamanhos e formas geométricas diferentes utilizando os seguintes instrumentos: uma régua comum, uma trena e um paquímetro. Podendo perceber certa diferença nas medidas encontradas.
Introdução
Para obtermos certas medidas de sólidos como dimensões e volume podem utilizar-se de uma régua ou uma trena métrica, cujo seu menor divisor é o milímetro. No entanto para que possamos ter uma melhor precisão dessas medidas, ou seja medir décimos e centésimos de mm, não seria fácil com uma régua comum. Para isso existem aparelhos ou instrumentos que nos fornecem medidas mais precisas com uma resolução da ordem de 0,01 mm tal como os paquímetros que serão utilizados neste experimento.
No desenvolvimento das medidas de dimensões, ocorreram fatores que afetaram as medidas realizadas contribuindo para o cálculo das incertezas relacionados aos valores obtidos: Limitações do instrumento (resolução finita, ruídos etc...);defeitos na fabricação das peças; dificuldades associadas ao método de medida; variações de medida; medida feita por mais de um operador e os erros sistemáticos (aparelhos estar desajustado). 1. Objetivos a) Conhecer e aprender a trabalhar com um paquímetro. b) Representar medidas de comprimento e expressar a incerteza. c) Calcular a média de um conjunto de médias.
2. Materiais utilizados * Sólidos de diferentes formas; * Paquímetro; * Trena; * Régua comum.
3. Procedimento experimental
Primeiramente de posse dos instrumentos de medida, identificamos e aprendemos a utiliza-los, e com os objetos fornecidos identificamos cada um.
A partir disso, foram feitas as medidas necessárias pra determinarmos o volume de cada sólido, expressando o valor verdadeiro da precisão de cada instrumento utilizado a fim de se obter o volume dos sólidos.
A partir disso, mediram-se as dimensões