Relatório de avaliação da qualidade da água
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental
Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA N° 1
Grupo Sólidos, Cor, Turbidez, Condutividade, Salinidade, Temperatura e Transparência
Disciplina: HDS 1014 – Avaliação da Qualidade da Água: Análises Laboratoriais
Professora: Dra. Ana Beatris Souza de Deus Brusa
COMPONENTES DO GRUPO
Ana Carolina Bertol, Matricula 201140036
Jéssica Martini, Matrícula 201120979
Mateus Henrique Schmitd, Matrícula 201120229
Nátalie de Paula, Matrícula 201140130
Santa Maria, 21 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
A água é utilizada pelo homem para diversas finalidades, o que implica o uso e retirada de água dos cursos de água. Existe uma relação direta entre o uso da água e a qualidade necessária para tal. Entre os usos relacionados, o principal deles é o abastecimento doméstico, que exige a satisfação de certos critérios específicos de qualidade.
Enquanto a água circula pela biosfera, vão ocorrendo processos como de lixiviação e dissolução de rochas, além de interferências antropogênicas, que vão se incorporando e acumulando na água, proporcionando características próprias a mesma. Essas características variam de acordo com a geologia e o clima das regiões. Os diferentes constituintes que se distribuem na água são genericamente chamados de impurezas, conforme seus tamanhos são considerados solúveis, coloidais e suspensos.
As impurezas que estão dissolvidas em água são as chamadas solúveis, podem ser sais (cálcio, sódio, magnésio...) e gases (oxigênio, gás carbônico, nitrogênio...). As impurezas coloidais são partículas muito pequenas dispersas em água, como corantes, argila, bactérias e vírus. As chamadas impurezas em suspensão são partículas relativamente grandes de substâncias que flutuam sobre a água, como algas, fungos, areia, silte, resíduos industriais e domésticos.
A presença dessas impurezas provoca