Calculo 1
2. Ainda segundo Michel foucault, em que consiste o metodo arqueologico? De que Foucalt fala quando trata da arqueologia do poder?
3. Para Foucalt, há uma diferença entre o estudo das ''origens'' e dos ''começos'' das coisas. Em que consiste essa diferença?
4. No livro ''em defesa da sociedade'' Michel foucalt aponta para duas visões distintas de ''poder'' que orientaram as pesquisas e ações humanas ao longo da modernidade. Quais são e como são definidas essas duas visões de poder?
5. Para Foucault, o que é o poder? Como ele se manifesta? O poder é algo dado a alguem ou ele se manifesta numa ação relacional, portanto, sem pertencer a ninguem.
respostas:
1.
2. A arqueologia é o método para desvendar como o homem constrói sua própria existência. Nesta lógica, os sujeitos e objetos não existem a priori, são construídos discursivamente sobre o que se fala sobre eles. Arqueologia do Saber, como “um conjunto de enunciados, na medida em que se apoiem na mesma formação discursiva”; este conjunto é limitado a um certo número de enunciados, além de ser “histórico – fragmento de história, unidade e descontinuidade na própria história, que coloca o problema de seus próprios limites, de seus cortes, de suas transformações, dos modos específicos de sua temporalidade, e não de seu surgimento abrupto em meio às cumplicidades do tempo.”
3.
4. O poder político e o poder do homem. O poder é aquele, concreto, que todo o indivíduo détem e que viria a ceder, total ou parcialmente, para constituir um poder, uma soberania política. Em linhas gerais, se preferirem, num caso, tem-se um poder político que encontraria, no procedimento da troca, na economia da circulaçao de bens, seu modelo formal, e no outro caso, o poder político teria na economia sua razão de ser historica. O poder do homem é o poder que o homem tem sobre outro, o poder que as pessoas tem de decidir