Mooca e Edifícios
BAIRRO ESSE, TIPICMENTE TRADICIONAL DE SÃO PAULO, CONHECIDO POR SER O REDUTO DOS ITALINOS EM SÃO PAULO, E CASA DE CHEGADA DOS IMIGRANTES, JAPONESES, ITALIANOS, PORTUGUESES, ESPANHOIES E OUTRAS DEZENAS DE NACIONALIDADES, O BAIRRO DA MOOCA GUARDA NÃO SÓ UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO AQUITETÔNICO, MAS UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL.
O BAIRRO QUE RECEBEU OS IMIGRANTES NO COMEÇO DO SÉC. XX, ESSES QUE TEMPO DEPOIS FORAM DANDO CARACTERISTICAS CULTURAIS PRÓPRIAS AO BAIRRO, E JUNTO A EXPANÇÃO ECONÔMICA DA CIDADE, FIZERAM DA MOOCA UM REDUTO CONSTRUNDO
POR SE TRATAR DE UMA ÁREA PERTO A FERROVIA, QUE LIGAVA NA ÉPOCA, SANTOS- JUNDIAÍ, PASSANDO POR SÃO PAULO, TODA REGIÃO QUE HOJE PODEMOS CITAR COMO A SUBPREFEITUR DA MOOCA, QUE ABRANGE BAIRROS COMO BRÁS, PARI E BELÉM – TIRANDO TATUAPE E ÁGUA RASA, QUE SÃO BAIRROS MAIS RECENTES, DECORRENTE DE UMA EXPANSÃO TERRITORIAL QUE OCORRE UM POUCO MAIS TARDE – ACOLHEU NO INICIO DO SÉC. XX OS IMIGRANTES E MAIS TARDE OS MIGRANTES DO BRASIL, QUE CHEGAVAM A CIDADE EM BUSCA DE UMA NOVA OPORTUNIDADE, JÁ QUE O PAIS PASSAVAM POR UMA MUDANÇA DE POLÍTICA ECONOMICA, E SÃO PAULO ERA O BERÇO DO QUE FOI A INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL. DESSA FORMA PASSOU A SER UM POLO INDUSTRIAL. POLO ESSE, QUE SE LOCALIZOU AO LONGO DA LINHA FÉRREA. COMO O BAIRRO DA MOOCA, POSSUÍA UMA HOSPEDARIA PARA OS IMIGRANTES – HOSPEDARIA DOS IMIGRANTES – ONDE ELES ASSIM FICAVAM EM SÃO PAULO, DEPOIS QUE DESEMBARCAVAM DO PORTO DE SANTOS. MUITOS SEGUIAM VIAGEM PARA O INTERIOR NAS LVOURAS QUE AINDA MANTIAM A ECONOMIA DO “BRASIL DO CAFÉ”, E OUTROS POR ALI FICAVAM.
AS INDÚSTRIAS FORAM SE INSTALANDO NAS PROXIMIDADES, E OS IMIGRANTES JUNTO, ASSIM, OS BAIRROS – BRÁS, MOOCA – FORAM SE CARACTERIZANDO E GANHANDO VIDA PRÓPRIA.
FOI ASSIM, QUE O BAIRRO DA MOOCA, TEM COMO SUA CARACTERISTICA PRINCIPAL DE ARQUITETURA, SEUS GRANDES GALPOES, SUAS CASAS GEMINADAS, AS VILAS OPERÁRIAS, E ATÉ MESMO SEUS CORTIÇOS, AINDA HOJE