C Pia De Relat Rio De Urbanismo
Relatório da visita técnica - 25/03/2015
Rota: Estação Mercado (Expresso Tiradentes ) até Estação Nossa Senhora Aparecida (Expresso Tiradentes) ; caminhar pela Vila Carioca na direção da estação Tamanduateí (CPTM). Trem da CPTM, sentido Brás, até a Estação Ipiranga da CPTM. Analisar a área envoltória da estação.
Dentro do Expresso Tiradentes
Passando pela Av. do Estado
Ao descer do Expresso Tiradentes
Durante o trajeto percebemos o quanto a calçada é estreita e cheia de irregularidades proporcionando ate mesmo um acidente ao tropeçar, a av é bastante movimentada e essa calçada é bem deserta apesar de ter um ponto de ônibus.
Caminhando ao lado do Viaduto Cap. Pachêco e Chaves em direção a Presidente Wilson, a partir daí começamos a ver os galpões industriais e logísticos, vimos como as ruas são movimentadas por carros e caminhões mas ao ir mais á dentro e completamente deserto, com muitos galpões deteriorados, antigos, apesar da maioria ser ativo.
O terreno é bastante irregular e muito propício à enchentes, além de possuir muitas áreas contaminadas.
Os galpões não são muito altos, porém os edifícios que estão depois dessa área ao redor, como podemos ver nas fotos eles já possuem gabaritos maiores.
Na minha impressão sobre o lugar achei o acesso à pé aaté a estação Ipiranga muito escondido e deserto, mas ao chegar até lá vimos uma pequena área verde que contorna mais um galpão bem grande e que por ele também passa um pedaço da antiga linha férrea Santos- Jundiaí e que leva até a entrada da estação.
Do alto da estação podemos ver tanto pela esquerda quanto pela direita mais galpões industriais.
A partir da Estação Ipiranga seguimos em direção à mooca, mais precisamente o Shopping Mooca ( que é um grande empreendimento), passamos por uma estrada de terra e atravessamos os trilhos do trem até chegar a um local de ocupação irregular bem nessa ligação até a mooca, e de primeira impressão o local parece perigoso