História da Mooca
-Localização
O bairro da Mooca está localizado no início da Zona Leste da cidade de São Paulo, na Subprefeitura, que recebeu o nome do bairro, junto com os distritos: Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé.
Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/mooca/mapas/index.php?p=439.
Fonte: Google Maps
-Dados Demográficos (informações retiradas do site da Prefeitura de São Paulo)
Área (km²)
População (2010)
Densidade domiciliar
Densidade Demográfica (Hab/km²)
7,70
75.724
2,86
9.834
- Equipamentos públicos e privados
O distrito da Mooca conta com três Universidades: Anhembi Morumbi, São Judas e Capital, e tem uma rede grande de escolas particulares, principalmente infantis.
De equipamentos municipais o distrito Mooca possui: Teatro, Biblioteca, Escolas e Creches, Clube da Cidade, Hospital e postos de Saúde.
- Origem nome Mooca
O nome Mooca, surgiu da língua de habitantes antigos: segundo historiadores, o vocábulo é oriundo do Tupi Guarani e possui duas versões, MOO-KA (ares amenos, secos, sadios) e MOO-OCA (fazer casa). A expressão era utilizada pelos índios para denominar os primeiros habitantes brancos, que construíam casas diferentes de suas ocas.
- População O bairro tem ocupação antiga por uma mistura de imigrantes italianos (região de Nápoles, principalmente), portugueses e espanhóis, e de diversas locações da Europa centro-oriental.
“...a vida no bairro da Mooca sempre foi muito provinciana. Em certo sentido, é como se fosse uma cidade dentro de São Paulo, quem viveu por lá ou continua fiel as suas ruas estreitas e nostálgicas sabe bem o que é não querer de maneira alguma deixar as tradições morrerem. “
ALVES, M. R. Casas paulistanas: pequenos tesouros da Mooca na transformação de São Paulo. São Paulo: Casa Paulistana de Comunicação, 1998, p. 65.
” A Mooca é um bairro onde os sentidos se afloram, bastando ficar atento aos cheiros que marcam a vida em alguns pontos do espaço comum: cheiro de diesel das