Mooca
Arquitetura e Urbanismo
Monografia sobre o bairro da Mooca
Alunos: Amanda Bello, Daniela Ciarvi Martins, Luana Pedrosa, Marvin Sampaio, Matheus Leitzke
Professor: Marcio Novaes Coelho Jr.
Disciplina: Projeto Interativo V – Patrimônio
São Paulo, SP
2014
1. Histórico
O bairro da Mooca, um dos tradicionais da cidade de São Paulo, foi fundado em 17 de agosto de 1556. Localizado na zona leste da cidade, faz limites com os bairros Brás, Belém, Água Rasa, Vila Prudente, Ipiranga e Cambuci.
A Mooca teve formação indígena e seu nome é originário da junção das palavras moo (fazer) e oca (casa), e surgiu quando os povos nativos que moravam ali ficaram espantados com as primeiras construções de casas no século XVI.
Inicialmente, o perímetro que abrange o bairro fazia parte das posses de João Ramalho, que não o ocupou e somente em 1567, Brás Cubas recebeu a função de desbravar essas terras, incluindo os bairros próximos Belém, Tatuapé e Penha. Nos últimos anos do Império e nos primeiros da República, a região possuía enormes casas e chácaras.
A partir da transposição do Rio Tamanduateí, acelerou-se o adensamento da área, incorporada à cidade aos poucos. O desenvolvimento do bairro da Mooca está associado ao desenvolvimento econômico da cidade e ao advento da atividade fabril, transformando São Paulo numa metrópole industrial, que impulsionou rápidas transformações nas décadas finais do século XIX até a metade do século XX.
Em 10 de agosto de 1867, a Câmara Régia, atual Câmara Municipal de São Paulo, começou a doar terras do bairro para a formação de um povoado e assim o número de casas foi crescendo. Em 1868 e em 1876, um fator importante para o desenvolvimento da Zona Leste em São Paulo foi a instalação de linhas ferroviárias (São Paulo Railway, com o trajeto São Paulo-Santos e a Estrada de Ferro do Norte, com o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro).