trabalho 1 semestre unopar
PEDAGOGIA
ednalva meireles de oliveira
A formação do professor na metodologia do ensino tradicional e histórico crítico
São João do Paraiso
2012
ednalva meireles de oliveira
a foRmação do professor na metodologia do ensinotrAdicional e histórico crítico
Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia da Educação, Porcesso Educativo no Contexto Histórico ,Psicologia da Educação e Teoria geral do conhecimento.
Prof. OKÇANA BATTINI, BERNADETE STRANG,CARLOS EDUARDO E MARCIA BASTOS
São João do Paraiso
2012
Este material foi elaborado com muita dedicaçao, por meio dele irei apresentar os metodos de ensino tradicional e historico critico ,mostrarei como são usados e qual talvez seria o melhor metodo de ensino. O professor deve conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser mútuo e repleto de paixão. O professsor deve “traduzir” os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível “viagem” e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento, sempre utilizando-se da criticidade no ensino e apredizagem dos conteúdos.
Os docentes devem se preocupar, também, com a arte de ensinar. Não basta ser um bom pesquisador, necessário se faz que seja, também, um bom transmissor de conhecimentos e formador de opinião.
É na sala de aula que professores e alunos têm a oportunidade de trocar conhecimentos, de construir uma aprendizagem sólida e coletiva, ultrapassando os conteúdos e, como diz Morais(1998), denunciando a realidade como se apresenta, podendo ser encarada como um dos espaços de resistência.
Mas, para isso, o professor deve ter clareza d sua missão de educador, de agente facilitador do ensino-aprendizagem e de profissional responsável pelo sucesso de seus alunos fora da escola. É claro que o professor, por si só, não é capaz de transformar a realidade que