Memórias Grená
Este projeto experimental visa abordar na forma de documentário a paixão pelo Clube Atlético Juventus, fundado em 20 de abril de 1924. Conhecido pelo carinhoso apelido “Moleque Travesso”, por sempre ‘aprontar’ pra cima dos times mais conhecidos de São Paulo, fica localizado na famosa Rua Javari, na zona leste da capital, mais precisamente no bairro da Mooca. O Juventus é apontado como o primeiro de poucos, segundo de muitos. Para os verdadeiros torcedores do clube não importa se ele é pequeno ou grande, mas sim o tamanho da paixão que se tem pelo time. Leva o nome de Juventus em uma homenagem ao clube italiano de Turim, mas as cores da camisa, que já foi roxa e hoje é grená, são inspiradas no uniforme da Fiorentina, outro tradicional clube italiano.
O Clube Atlético Juventus vem de uma fusão de dois times menores, o Extra São Paulo e o Cavalheiro Rodolfo Crespi. Com o crescimento e a evolução do clube, o time começou a disputar os principais campeonatos da cidade de São Paulo. O Juventus é um time com uma torcida pequena, mas extremamente apaixonada. O bordão primeiro de poucos, segundo de muitos, querido por todos, não é muito bem visto pelos poucos que escolheram apenas a equipe grená da Mooca para torcer. Eles até aceitam o fato de o clube ter simpatizantes, mas detestam ser confundidos com palmeirenses, corintianos, ou são paulinos que tem o Juventus como coadjuvante no coração.
2. TEMA
A emoção de poucos, vista por muitos vai retrata a história do Clube Atlético Juventus, um dos mais afetivos da capital paulista, coincidentemente, nascido no bairro da Mooca, um dos mais antigos e tradicionais da cidade.
O tema escolhido faz alusão, exatamente, ao bordão que a torcida se sente incomodada ao ouvir “Segundo de muitos, primeiro de poucos”.
Aqui, abrimos parênteses para falar de outra história, onde tudo se iniciou: a do Extra São Paulo. Muitos afirmam ser a verdadeira origem do Juventus. Assim, não podemos deixar de citar a existência do