misturas para concreto sustentavel
Na luta para diminuir as emissões de gases poluentes na atmosfera, estão sendo desenvolvidos novos tipos de concreto capazes de reduzir as emissões de gás carbônico geradas pela indústria de cimento, que responde por 7% da emissão de CO2 na atmosfera, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global. Alguns tipos de concreto ecológico podem substituir em até 40% a quantidade de cimento na mistura tradicional para a preparação do concreto, possibilitando a redução da poluição gerada pela indústria do cimento. Novas opções de matéria-prima para substituição parcial do cimento na produção de concreto estão sendo testadas com sucesso, tanto em laboratório como na prática.
Pode-se substituir certa porcentagem do cimento comum por outras substâncias, como cinzas do bagaço da cana, de casca de arroz ou resíduos cerâmicos e pó de telha. Além da redução de impacto no meio ambiente, o uso destas substâncias no lugar do cimento melhora a qualidade do concreto. Com estudos de resistência de durabilidade acelerada, foi concluído que a durabilidade é maior. A redução dos desgastes torna o material mais adequado à construção de grandes estruturas, como prédios e barragens.
Outras substâncias apresentadas em estudos como alternativas ao cimento são as cinzas de lodo sanitário, que podem ser obtidas em estações de tratamento de resíduos urbanos. Segundo os pesquisadores, até mesmo o entulho de obras pode ter utilidade na mistura do concreto, substituindo a brita e a areia. Consideradas sem utilidade, essas substâncias não possuem um destino certo, sendo descartadas após o processo produtivo. Fazer uso delas significa também reduzir depósitos de resíduos no meio ambiente.
1. CONCRETO COM RESÍDUOS DE BORRACHA DE PNEUS
O uso dos resíduos de pneus na fabricação de blocos de concreto pode apresentar algumas vantagens, tais como: Reduzir um resíduo que se encontra na natureza causando problemas de saúde e degradação ambiental; Otimizar a vida