Engenharia Civil
RESUMO: O uso do concreto nas obras aumenta de maneira inusitada a cada ano, conforme a necessidade de matérias primas devido ao constante aumento das construções civis. O fato de ser um material maleável, com grande resistência e atender a diferentes situações nas construções facilita este aumento, proporcionando a ser o material mais importante das construções. Porém, é viável a prática do desenvolvimento sustentável do concreto, pois ele não fica fora da lista dos materiais que causam impactos ambientais, onde também possui CO2 em suas moléculas e contribuem para as ilhas de calor e enchentes.
PALAVRAS-CHAVES: Concreto; Construções civis; Desenvolvimento Sustentável; Impactos ambientais
ABSTRACT:
KEYWORDS: Concrete; Civil constructions; Sustainable development; Environmental impacts
1 INTRODUÇÃO
O concreto é o material mais utilizado na construção civil e em geral é basicamente um composto originado da mistura de pelo menos um aglomerante, no caso o cimento e também água, pedra e areia, além de outro materiais eventuais, os aditivos. O cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta que adere aos fragmentos agregados, formando uma mistura resistente e de fácil modelagem, possuindo alta resistência a compressão, assim quando endurecida forma um bloco monolítico se adequando as exigências necessárias. Ao formar o concreto, os espaçamentos entre suas moléculas se contraem, preenchendo todos os espaços e ficando com a distribuição granulométrica perfeita, atendendo as devidas necessidades por ser um material resistente e também maleável antes de seu endurecimento, tornando-se um material propício para as bases estruturais das construções.
Devido ao crescimento da construção civil o concreto vem sendo bastante utilizado, pois é um material de grande resistência, sendo capaz de suportar toda estrutura da edificação.
Diante da grande variedade dos tipos deste material, ele garante uma boa eficácia e