pesquisa bibliografica da ultilizaçao da agua na construçao civil
A preocupação com a escassez de água acirrou-se apenas no final do século 20, quando as modificações climáticas passaram a preocupar os cientistas. A partir daí alguns setores produtivos adotaram medidas visando à racionalização no consumo de água. Na Construção Civil não foi diferente, e as primeiras ações sobre a necessidade de construções com menor impacto sobre o meio ambiente iniciaram-se, surgindo investigações para diminuir o consumo na fabricação de materiais e na construção de prédios e, mesmo, para melhorar a gestão dos resíduos. “CONSUMO DE AGUA NOS CANTEIROS” (2008). Com o crescimento das construções, estão sendo criados projetos para a viabilidade da reutilização da agua e a redução de outros resíduos na construção civil. Para que por meio desses projetos, o impacto no meio ambiente, seja diminuído, tanto com a redução de resíduos descartados na natureza, quanto na redução e reaproveitamento no consumo de agua nas construções, viabilizando a economia praticidade e sustentabilidade.
2.2.1. Atividades em que é mais utilizada.
As atividades dentro da construção civil, em que é necessário o consumo de agua são:
Mistura de argamassas e concretos.
Umidificação do terreno para a aplicação do concreto. Utilizada para o regamento diário apos a aplicação do concreto (laje/piso) nos primeiros três dias após a aplicação.
Lavagem das ferramentas utilizadas (betoneiras. carrinhos, pás entre outros)
Dentre outras atividades em que o consumo de água é indispensável,
2.2.2 Possibilidades de reutilização.
A reutilização de água durante a obra é muito difícil, pois quase toda a água é utilizada na mistura das massas. A forma mais comum de reaproveitamento da água nesta etapa é para a utilização da lavagem da betoneira, que pode ser utilizada depois na mistura das massas, esta aplicação requer maior atenção e medidas alternativas mais aplicáveis, principalmente pela redução de custos. HELENA Silvia