Civilizações Mesôpotanicas
“A espera da vinda do Messias.”
A palavra hebreu significa “gente do outro lado do rio”, o rio Eufrates. Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus.
Os hebreus tem como forte caracteristica sua crença religiosa, que os distinguem dos demais povos da antiguidade; o judaismo influenciou tanto o cristianismo, quanto o islamismo.
De origem semita (conjunto de povos originários da Àsia ocidental, ao qual pertencem hebreus, assírios, fenicios e arabes); o conhecimento acerca desse povo, vem principalmente dos textos biblicos, através do Antigo Testamento e da arqueologia.
O Antigo Testamento é o conjunto de trinta e nove livros, que forma a primeira parte da Biblia, são as escrituras sagradas do povo judeu, que foram escritos em hebraico ou aramaico, linguas faladas na época. Para os judeus a parte mais importante são os cinco primeiros livros; o Pentateuco, chamado pelos judeus de Torá: Gênesis (Criação, a vida dos patriarcas), Êxodo (estadia no Egito e volta a Canaã), Levítico (prescrições religiosas e culturais), Numeros (senso da população e organização da força material) e Deuteronômio (complemento dos quatro precedentes).
O Antigo testamento foi escrito com base na tradição oral dos hebreus. Consta dele, por exemplo, a interpretação feita por esse povo da origem do mundo e de muitas das normas éticas e morais de sua sociedade. Esses textos são repletos de símbolos e sua interpretação é bastante difícil.
Vestigios da civilização hebraica, continua sendo encontrada; através da descoberta de pergaminhos em cavernas proximas ao Mar Morto, em 1947, ali deixados por volta do século I aC; foi possivel saber mais sobre os hebreus.
Segundo alguns historiadores, a primeira referência aos hebreus ocorre por volta de 1200 a.C., no reinado do faraó Merneptah, na dinastia egipicia. Nessa época, algum povo conhecido como “israelitas” já habitava a região da Palestina no Oriente Próximo. Segundo a tradição, Abraão, o patriarca fundador da nação