Nomes da arquitetura Europeia e Asiática
Este trabalho pretende explorar, ainda que breve, alguns nomes da arquitetura
Europeia e Asiática, como Renzo Piano, Norman Foster, Jean Nouvel, Richard
Rogers, Kisho Kurokawa, Fumihico Maki entre outros, bem como, explorar, algumas de suas respectivas obras, com o intuito de elucidar o conhecimento a respeito dos novos estilos da arquitetura, abordando alguns pontos considerados relevantes destes projetos.
1
1. INTRODUÇÃO
A Arquitetura contemporânea além de romper com alguns paradigmas modernos, não possui uma linguagem única, cria uma ambiente de múltiplas faces e
identidade.
Combina
conforto
ambiental
aos
processos
de
racionalização.
Entre o final do século XX até os dias atuais, novas tendências de arquitetura vem surgindo, como é o caso do desconstrutivismo, high-tech, e metabólica
A produção arquitetônica europeia e asiática têm em sua concepção, alguns pontos substanciais, um destes está ligado ao funcionalismo e outro ponto se apoia no lugar, dando um sentido contextual á sua obra. Além disso, o uso demasiado da forma, a importância dos detalhes de construção, uma visão cosmopolita de uma arquitetura de experiências, do não óbvio.
Para a elaboração deste trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, e virtuais acerca do assunto, além de conceitos dos projetos arquitetônicos dos referidos arquitetos.
2
2. ARQUITEOS EUROPEUS
2.1 Jean Nouvel
Durante sua vida acadêmica, Nouvel trabalhou com Claude Parent, um arquiteto que defendia a beleza da forma aliado a plasticidade do concreto. Em seus primeiros anos como arquiteto, existe grade influência de Parent.
Nouvel possui um estilo próprio, não se prende a ideias pré-concebidas. Tão por isso, costuma assumir riscos. Seus projetos possuem características únicas sem influências externas.
Defendia uma estética minimalista com base nos avanços conteporaneo e que pode ser expressa em arquitetonicamente pelo paradoxo entre simplicidade e