UTILIZAÇÃO DE CANAIS EM SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO
DIRETORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
UTILIZAÇÃO DE CANAIS EM SISTEMAS DE
IRRIGAÇÃO
ALLAN MATOS DE SANTANA
CAMILA SANTOS CONCEIÇÃO
IVAN LOTT
LUIZ FELIPE RODRIGUES
VALÉRIA GABRIELLE
YASMIN REBELLO
Aracaju/SE
Junho/2014
ALLAN MATOS DE SANTANA
CAMILA SANTOS CONCEIÇÃO
IVAN LOTT
LUIZ FELIPE RODRIGUES
VALÉRIA GABRIELLE DE JESUS SANTOS
YASMIN REBELLO
UTILIZAÇÃO DE CANAIS EM SISTEMAS DE
IRRIGAÇÃO
Pesquisa realizada em junho de 2014, da disciplina Hidráulica, turma E02, ministrada pelo Matheus Carvalho, na Universidade
Tiradentes.
Aracaju/SE
Junho/2014
Irrigação é uma técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação. Complementa a precipitação natural, e em certos casos, enriquece o solo com a deposição de elementos fertilizantes.
Dentro desse sistema, está o uso de canais. Geralmente construídos de alvenaria ou cimento, podendo ser acoplado a eles sulcos com utilizações de tubos sifões. Essa prática está subdividida em Canais com Saídas Laterais ou com Desvio Manual.
O primeiro, tubos de aço ou alumínio são instalados na lateral de canais de alvenaria ou cimento para injetar água em sulcos. Sendo assim, a água dentro do canal deve ser elevada à uma considerada altura, para que seja formada uma carga hidráulica, acima da entrada do tubo, o que consequentemente formará sua vazão.
O segundo, portanto, é a técnica utilizada por tomaticultores. A água do canal principal é repassada para canais secundários, que então distribuem água para os sulcos. Para que a água dos canais secundários chegue até os sulcos, os agricultores utilizam de uma técnica rústica denominada “bandeira”. Ela nada mais é que um pedaço de madeira, afixado num saco plástico com adubo, ou de outro agroquímico, que é puxada para baixo permitindo que a água
que