Estudod E Caso Parque BAHIA

1331 palavras 6 páginas
Daiane Kerber
Laura Gobbi
Patrícia Eleutério
Wagner Westarb

ESTUDO DE CASO
Parque do Abaeté - BA

Trabalho apresentado na disciplina de Paisagismo, turma AR19, sob a orientação da Professora Juliana Montenegro Matos, na Associação Educacional do Vale do Itajai-Mirim – Grupo Uniasselvi/Assevim

Brusque,
Junho 2015
1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo de caso referente ao Parque do Abaeté - BA. Este que foi criado com o intuito de proteger um dos principais cartões-postais da cidade, a Lagoa do Abaeté, que estava sofrendo um processo de degradação ambiental devido ao crescimento sem planejamento prévio do bairro de Itapuã.
2. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Localização: Situado no bairro de Itapuã, no município de Salvador/BA
Criação: 3 de setembro de 1993
Motivo da Criação:
Proteger um dos principais cartões-postais da cidade, a Lagoa do Abaeté, que estava sofrendo um processo de degradação ambiental devido ao crescimento sem planejamento prévio do bairro de Itapuã.

Fonte: http://www.onordeste.com/

Área de Proteção:
Está inserido na Área de Proteção Ambiental das Lagoas e Dunas do Abaeté.
Área Total do Parque:
Possui mais de 1800 hectares.
Atualmente:
É um centro de entretenimento de Salvador: Bares, restaurantes, ciclovia, parque, pistas de cooper, além de uma privilegiada vista da praia de Itapuã.

Fonte: http://www.onordeste.com/

3. HISTÓRIA
No passado, a Lagoa do Abaeté era conhecida como Lagoa de Itapuã. Era considerado "um lugar de respeito" pelas antigas lavadeiras.
A Lagoa é cenário de diversas manifestações de cultos afro-baianos, que utilizam o local para depositar oferendas a Oxum, o orixá da água doce.Nas margens da lagoa é possível ouvir sons de batuques misteriosos sem que se identifique sua origem. O lugar é povoado até hoje por enormes serpentes, espíritos encantados, mães d´água, que transformaram a lagoa em lugar encantado.
As lagoas escuras do parque não são lagoas resultantes do acúmulo de água

Relacionados

  • Guia de roedores do brasil
    30980 palavras | 124 páginas