Calculo 1
Biólogos pensam que são químicos,
Químicos pensam que são físicos,
Físicos pensam que são deus,
Deus pensa que é um matemático.
(Anônimo)
1. INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é responder, através da História da Matemática, se a Fórmula de Bhaskara é ou não de Bhaskara.
A História da Matemática é um tema empolgante da História da Ciência e da História da Humanidade. Não existe quem, nos dias de hoje, não fique perplexo diante de pirâmides colossais e cálculos engenhosos realizados na Antiguidade, em cujas bases está a Matemática, a mesma ciência que hoje nos permite os avanços espetaculares nos campos da Física, Astronáutica, Astronomia, Medicina, Computação e toda a ciência humana.
O conhecimento matemático desenvolveu-se, nos primórdios da civilização, como resposta às necessidades práticas da sociedade humana e, na medida em que essa sociedade foi se tornando complexa, o cálculo matemático também avançou, mas com passos muito mais rápidos do que para a simples resposta a problemas práticos.
Acompanhar esses passos permite compreender a origem das idéias que deram forma à nossa cultura, analisar os aspectos humanos do desenvolvimento da Matemática e conhecer os gênios fantásticos que criaram essas idéias.
Outro aspecto importante é que, através da história, podem-se estabelecer relações entre a matemática, a filosofia, a astronomia, a geografia e outros ramos do saber, assim também com as variadas expressões da cultura.
A contribuição significativa de vários povos, desde o período de 3000 a.C. até o presente, como os egípcios, babilônicos, gregos, chineses, hindus e árabes, foram fundamentais ao aprimoramento e entendimento à Matemática. Ao longo do tempo, a matemática evoluiu, com os homens pensando sobre possibilidades, fazendo tentativas, encontrando soluções e procurando formas de representar seus pensamentos numa linguagem específica.
Por fim, é importante salientar a