Estudo socio economico.
O estudo socioeconômico segundo a autora, se apropria do marco conceitual do serviço social, apresentando em maior parte o seu desenvolvimento técnico no período da consolidação da profissão, tendo como objetivo realizar o ajustamento dos individuas ao seu meio, por tanto busca a solução de problemas e num primeiro momento é tratado como um “método de tratamento”.
“Esse “método” previa que, quando um “cliente” pedia auxilio, era necessária a realização do estudo social de caso, numa primeira etapa, posteriormente o diagnostico e por ultimo o tratamento”. (Regina Célia Mioto)
Por tanto, nesse sentido incluía a necessidade de resolver o problema e se possível modificar as dificuldades e complicações fundamentais. Contudo, os assistentes sociais aprimoram os seus instrumentos e técnicas de intervenção. Segundo Mioto, houve no interior das instituições, um processo de burocratização dos procedimentos e de regulamentação para a condução dos estudos socioeconômicos, assim uma nova lógica foi sendo engendrada, ganhando uma nova configuração pautada em dois ponto fundamentais:
• O assistente social tem como objetivo de sua ação as expressões da questão social, e essa premissa não admite que se vincule a satisfação das necessidades sociais à competência ou incompetência individual dos sujeitos.
• Exige-se que a ação profissional seja pensada na sua teleologia,