Ficha de estudo sócio-econômico
Disciplina: Estágio I
Análise da Instituição
Local
Centro de Saúde nº 08.
Endereço
EQNP 13-17 Área Especial – Ceilândia-DF
Demanda
Atendimento médico na área de Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia;
Pessoas atendidas: Crianças de 0 a 9 anos; adolescentes de 10 a 19 anos; adultos de 30 a 59 anos e idosos na sua grande maioria carentes.
Trabalho da Assistente social na unidade de Sáude
Realização de palestras abordando questões como violência, maus tratos e negligência relacionado à crianças, adolescentes e idosos; escuta qualificada e atendimento individual em grupo e ou família; aconselhamento, focaliza a importância da maternidade e paternidade responsável; reforça as orientações sobre direitos civis (registro de nascimento, pensão, licença maternidade e direitos trabalhistas).
Procedimentos Técnicos
Elaboração de relatórios e pareceres sociais; realização de visitas domiciliares e institucionais; encaminhamentos necessários aos atendimentos e acompanhamento dos casos.
Instrumentais utilizados
Formulários; fichas de encaminhamentos; prontuários; materiais didáticos; recursos audiovisuais; cartazes; cartilhas; e folders.
Identificação de problemas
Aumento populacional, falta de compromisso com a assiduidade de alguns profissionais; falta de recursos humanos e a estrutura física não consegue atender a demanda da população.
Conclusão
Atualmente no Distrito Federal temos uma população em torno de 2 milhões e 700 mil habitantes, deste total o equivalente a 700 mil pessoas habitam na cidade de Ceilândia, onde na sua grande maioria são pessoas carentes que dependem do serviço público de saúde e conseqüentemente do serviço de Assistência social.
Na instituição analisada trabalha apenas uma profissional do Serviço Social. Ela não mede esforços para atender os usuários, mas infelizmente o local não dispõe de recursos humanos e estrutura física