Surgimento da contabilidade até aos nossos dias
Prof: Adriano Ngola Turma: GN1.1
RESUMO
A contabilidade, ciência social que registra, expõe e interpreta os fatos patrimoniais, o qual possui como o seu objeto de estudo o patrimônio, atualmente é uma herança do passado. Compreender o passado da contabilidade é resgatar uma parte da evolução humana, é compreender as necessidades do homem no sentido de controle de bens e acumulação de riquezas. Enfim, entender a história da contabilidade é resgatar os seus pensadores e as diversas linhas do raciocínio do pensamento contábil e com isto melhor compreender o futuro da contabilidade.
Dentre a evolução da contabilidade mundial até os dias de hoje, podemos dividir em quatro períodos, a saber: o período da contabilidade antiga, contabilidade medieval, contabilidade moderna e o período da contabilidade científica, que é os nossos dias.
Podemos observar na evolução da história humana que em certo momento o homem sentiu uma necessidade de controlar os seus bens, e a contabilidade utilizada empiricamente, auxiliava o controle afim de mensurar a riqueza acumulada pelo homem. A partir do século XVIII a contabilidade cria sistemas de registros racional para o controle de bens, surge as partidas dobradas. Já no século XVIII e XIX surgem diversas escolas doutrinárias com o intuito de melhor especificar o objeto de estudo da contabilidade e definir a contabilidade, até então muito confusa. Luca Pacioli entedia que a conta deveria representar alguém de carne e osso e que a contabilidade era a “ciência das contas”, segundo Giannesi a contabilidade não é a arte de ter e de contar e sim uma ciência, Francesco Villa defendia