Cal - suas características e aplicações
1. INTRODUÇÃO
A cal possui várias aplicações. É utilizada na indústria química, petroquímica, alcoolquímica, alimentícia, farmacêutica, metalúrgica, e sobretudo na construção civil. Pode ser utilizada na produção de argamassas para revestimento, pinturas, na estabilização de solos, na pavimentação asfáltica, e inclusive no saneamento básico, para tratamento de água.
Pela diversidade de aplicações, a cal está entre os dez produtos de origem mineral de maior consumo no planeta. Estima-se que sua produção mundial esteja em torno de 145 milhões de toneladas por ano.
Além disso, fornece muitas vantagens ao ser adicionada em argamassas quando substituída pelo barro.
Esse é o objetivo desse trabalho, apresentar as características e diversas aplicações da cal no cotidiano humano, mostrar seu processo de fabricação e obtenção, e também, apresentar sua utilização em argamassa e respectivamente, seus benefícios ao ser adicionada à mesma. 2. DEFINIÇÃO
Cal - Aglomerante cujo constituinte principal é o óxido de cálcio ou óxido de cálcio em presença natural com o óxido de magnésio, hidratados ou não.
Cal virgem – Produto obtido da calcinação de calcários e dolomitos (matéria prima), do qual o constituinte principal é o óxido de cálcio ou o óxido de cálcio em associação natural com o óxido de magnésio, capaz de extinção em água.
3. CARACTERÍSTICAS
Em mistura com a água forma pasta com propriedades aglutinantes, porém com baixa resistência quando submetida à ação da água;
Retenção da água de mistura, retardando a secagem por evaporação ou sucção da superfície; Estado físico sólido;
Forma pó fino;
Cor branco;
Inodoro;
Peso 74,1 g/molécula;
PH em 25°C 12,4;
Densidade 2,34 g/cm³;
Pureza 90%.
5
Em função de algumas propriedades que possui, devemos ter em conta algumas características importantes para sua utilização:
Endurece facilmente em contato com o ar;
Quando utilizada com argamassa