aglomerantes cal,gesso e asfalto
1.1-Aglomerantes
Um aglomerante ou ligante é um material que tem a finalidade a aglutinação de outros materiais (agregados), influenciando desta forma a resistência do material resultante. Um aglomerante, em contato com água forma uma pasta, a qual é moldável e maleável, permitindo o fácil manuseamento do material. Ao juntar areia a essa pasta forma-se uma argamassa que depois de fazer presa se torna rígida e resistente. Se à argamassa se juntar brita está-se perante um material chamado "concreto" ou "betão".
Aglomerante é o material ativo, ligante, em geral pulverulento, com a principal finalidade é formar uma pasta que promove a união entre (grão de agregados) que é utilizado na obtenção da argamassas e concretos. Os aglomerantes são classificados como:
Poliméricos: são os aglomerantes que tem reação devido a polimerização de uma matriz.
Aéreos: são os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo a cal aérea.
Hidráulicos: são aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva de água como por exemplo a cal hidráulica, o cimento Portland, etc.
Cal: um produto obtido através da calcinação(processo de elevar o tal á temperaturas elevadas em fornos industriais) de rochas calcarias à temperaturas elevadas. Usado principalmente na construção civil, indústria cerâmica, siderúrgicas, indústria farmacêutica, indústria de papel entre outros. Classificada em três tipos de cal: cal virgem, hidratada e hidráulica.
Gesso: obtido pela calcinação da gipsita(rocha) natural, termogenérico da família de aglomerantes simples, encontrado abundantemente em algumas regiões do mundo onde seu preço se encontra compatível ou ate inferior a da cal, possibilitando com isso seu aperfeiçoamento em revestimentos de paredes e forros resultando assim em superfícies lisas e finos acabamentos.
Asfalto: são materiais aglutinantes, de cor escura, sólidos, semi-sólidos ou líquidos obtidos por um processo de destilação, um produto orgânico