Aula 07 Aglomerantes
MATERIAIS DE CONTRUÇÃO
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Professora: D.Sc. Angela C G Queiroz
1
Aglomerantes
Aglomerante de origem mineral: produto com constituintes minerais, que se apresenta sob forma pulverulenta e que na presença da água forma uma pasta com propriedades aglutinantes. ◦ Requisitos principais de um aglomerante mineral:
Adesividade;
Trabalhabilidade;
Resistência mecânica;
Durabilidade;
Economia.
2
Aglomerantes- Terminologia
NBR 11172
Aglomerante hidráulico: aglomerante cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer apenas pela reação com a água e que, após seu endurecimento, resiste satisfatoriamente quando submetida à ação desta.
Aglomerante aéreo: aglomerante cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer por reações de hidratação ou pela ação química do CO2 presente na atmosfera e que, após seu endurecimento, não resiste satisfatoriamente quando submetido à ação da água.
3
Aglomerantes- Terminologia
NBR 11172
Cimento: aglomerante hidráulico constituído em sua maior parte de silicatos e / ou aluminatos de cálcio.
Cimento Natural: aglomerante hidráulico obtido pela calcinação e moagem de um calcário argiloso, denominado “rocha de cimento” ou “marga”.
Cal: aglomerante cujo constituinte principal é o óxido de cálcio ou óxido de cálcio em presença natural com o óxido de magnésio, hidratados ou não.
4
Aglomerantes- Terminologia
NBR 11172
Cal virgem: cal resultante de processos de calcinação, da qual o constituinte principal é o óxido de cálcio ou o óxido de cálcio em associação natural com o óxido de magnésio, capaz de reagir com a água. Em função dos teores dos seus constituintes, pode ser designada de: cálcica (ou altocálcio), magnesiana ou dolomítica.
Cal extinta: cal resultante da exposição da cal virgem ao ar ou à água, portanto apresentando sinais de hidratação e, eventualmente, de recarbonatação. Apresenta proporções variadas de óxidos, hidróxidos e carbonatos de cálcio e magnésio. 5