Faculdade
Na construção civil, há materiais que podem ser obtidos diretamente da natureza e outros que dependem de processos de fabricação mais complexos. Um dos materiais que predominam como papel fundamental para a realização das obras são os aglomerantes, tais como cimento, cal e gesso.
Este relatório objetiva demonstrar o processo experimental da mistura de aglomerantes com diferentes quantidades de água e assim possibilitar suas análises.
.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Aglomerantes
São materiais ativos, ligantes, em geral pulverulento. Tem como função formar uma pasta capaz de provocar a aderência dos materiais. Podem ser aéreos, hidráulicos ou poliméricos.
Cal
A cal é um aglomerante inorgânico ou com constituintes minerais, produzido a partir de rochas calcárias, composto basicamente de cálcio e magnésio, que para sua aplicação apresenta-se sob forma pulverulenta. Ao misturar com a água, forma uma pasta com propriedades aglomerantes como resultado da reação e, após o endurecimento, não resiste satisfatoriamente quando submetida a presença de água. Podendo, assim, serem hidráulicos, que resistem à água, ou aéreos, que não resistem à água.
Cal hidratada é obtida pela hidratação adequada de cal virgem, sob a forma de pó seco, constituída essencialmente de hidróxido de cálcio ou de uma mistura de hidróxido de cálcio e hidróxido de magnésio.
Gesso
É um aglomerante aéreo, produzido por calcinação do minério natural gipso, constituído essencialmente por sulfatos de cálcio e a gipsita procedente da matéria-prima.
Após a extração da matéria-prima, é feito a moagem do material e uma estocagem para homogeneização. Em seguida é levado ao forno, onde ocorre processos químicos. Novamente é feito uma moagem e seleção da granulometria. Por fim, ensacado e comercializado.
O gesso de construção é definido como gesso cozido que convém para trabalhos de construção.
Cimento
É um material existente na forma de um pó fino,