Fichamento Embraer
EMBRAER: UMA ESTRATÉGIA DE TRANSFORMAÇÃO
REFERÊNCIA: ESTUDO DE CASO EMBRAER.
O Estudo de Caso em análise baseia-se na Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. – EMBRAER, empresa originariamente Estatal que, devido às mudanças econômicas e de mercado, foi privatizada para se tornar umas das maiores empresas fabricantes de aeronaves comerciais do mundo.
Em seu primeiro momento, o autor introduz um simples histórico da empresa, que foi fundada em 1969 pelo Ministério da Aeronáutica do Brasil com o objetivo de fabricar aeronaves militares e comerciais. Relata que durante seus primeiros anos de existência, foi beneficiada pela política estatal de fomento às empresas nacionais além de privilégios especiais como a isenção de impostos, o que ajudou a EMBRAER a levantar um capital estimado em milhões entre 1970 e 1985.
Após este breve histórico, o ator noticia que, em meados da década de 1980 e início da década de 1990, o desempenho da EMBRAER apresentou uma queda acentuada por diversas razões, as quais destacamos: a) o fim da Guerra Fria, o que ocasionou o cancelamento de bilhões de dólares em programas militares em todo o mundo; b) recessão mundial, que afetou os pedidos de aeronaves comerciais; c) crise financeira, que abalou a economia do Brasil, disparando a inflação a índices elevados. Ou seja, um impacto devastador à EMBRAER, que quase a fechou.
Tendo em vista este cenário, em 1994, no governo de Itamar Franco, os preços foram controlados com a implementação do Plano Real, manobra esta que manteve a inflação sob controle. Todavia os prejuízos causados a EMBRAER já eram alarmantes, tendo como única solução para a tentativa de saída desta crise a privatização.
Dando fim a fase estatal, o autor relata que a privatização ocorreu em 07 de dezembro de 1994, por um consórcio formado pela Companhia Bozano, Simonses (CBS) e pelo Wasserstein Perella, que adquiriram juntas uma participação de 45% da EMBRAER.
O