Curiosidades sobre a cal
A cal virgem é o principal produto da calcinação das rochas carbonatadas cálcicas e cálcio-magnesianas, a mesma pode ser:
· Cal magnesiana: > 90% de CaO
· Cal dolomítica: 65% < Cao < 90%
· Cal calcítica: < 65% de CaO
Fabricação:
Cal virgem ou óxido de cálcio: O calcário depois de extraído e moído, é submetido em fornos de calcinação a elevadas temperaturas (900-1000°C) para obtenção da cal.
A esta temperatura o gás carbônico presente no calcário se perde e vai para a atmosfera, como mostra a seguinte reação:
Obs.: A cal virgem não pode ser utilizada em argamassas, precisando ser hidratada antes da mistura, porém em algumas situações ela pode ser empregada diretamente, como no tratamento de água e esgoto.
Cal hidratada ou hidróxido de cálcio:
A cal virgem sofre adição de água, tornando-se assim hidróxido de cálcio provocando uma significativa elevação da temperatura e forte expansão do material.
Reação:
Endurecimento:
Na reação a seguir (recarbonatação) a cal tende a voltar seu estado original, ou seja, um sólido resistente, representando assim o motivo da utilização de cal hidratada em argamassas. Quando é adicionada cal na mistura de argamassa, obtém-se uma mistura plástica, como boa aderência e mobilidade. A cal é um excelente incorporador de areia, para que os grãos da mesma fiquem unidos entre si.
Ca(OH) 2 + CO2 = CaCO 3 + H2O
Características/Propriedades (argamassa com cal): As principais características são: economia, plasticidade, incorporação de areia, aderência, retenção de água, auto-reconstituição, poder bactericida, elasticidade, resistência a tração e compressão, homogeneidade, durabilidade, ausência de eflorescências e estética e acabamento. Economia: O preço da cal corresponde a 60% do preço