Caixilharias
Índice
1- Introdução 2 – Materiais e suas características 2.1 – Madeira 2.2 – Alumínio 2.2.1 – Anodização 2.2.2 – Lacagem 2.2.3 – Manutenção e Limpeza 2.3 – PVC 2.3.1 – Fixação interna ou externa dos vidros 2.3.2 – Espessura das paredes do perfil em PVC 2.3.3 – Profundidade ou espessura do perfil 3 – Tipologias 4 –Colocação dos vidros 5 – Processo de execução e montagem 6 – Regulamentação aplicável 7 – Conclusão 8 – Referências bibliográficas 9 – Anexos 9.1 – Ficha de inspecção tipo 9.2 – Plano de inspecção e ensaio
2 3 4 6 8 9 9 11 11 11 12 13 17 18 19 21 22 23 24 26
-2-
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Caixilharias
-3-
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Caixilharias
1. Introdução
Hoje em dia, as preocupações ambientais (protocolo de Kyoto) são rodeia de modo a ir de encontro a uma construção sustentável. Para isso é incontornáveis, devendo considerar-se este aspecto em tudo o que nos imprescindível reduzir os actuais consumos de energia (aquecimento, ar
condicionado, etc.) e desenvolver tecnologias de eficiência energética. Neste tema específico, caixilharias, surge naturalmente essa preocupação aliada a outras tantas.
Pretendo, com este trabalho, fornecer alguns dados que nos ajudem a orçamentos dos vários fornecedores que possamos consultar.
tomar uma decisão mais correcta, sem nos fixarmos apenas nos Existem outros elementos importantes, relacionados com o conforto, que deverão ser também tidos em conta, como por exemplo a capacidade de isolamento acústico, isolamento térmico, hermeticidade, design, a cor, etc. opção baseada na qualidade da solução a implementar.
Estes factores podem revelar-se determinantes se pretendermos tomar uma
-4-
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Caixilharias
2. Materiais e suas características
Os materiais mais utilizados para caixilharia são a madeira, o alumínio e o PVC, apesar de existirem outras alternativas como o ferro e o bronze.