COMPARAÇÃO ENTRE CAIXILHOS DE ALUMÍNIO, MADEIRA E PVC
ACV
COMPLEMENTO
COMPARAÇÃO ENTRE CAIXILHOS DE ALUMÍNIO, MADEIRA E PVC
Design apresentação
Título dapara Sustentabilidade e Moda
Prof. Marcos Garam marcosgaram@gmail.com Subtítulo
Aluna: Silvia Barcellos Rezende rezendesilvia@hotmail.com Atividade 2: ACV - parte 2 - Complemento
Buchanan e Honey (1994), num estudo realizado na Nova Zelândia, relatam que a energia necessária ao processo de fabrico do alumínio é cerca de 16 vezes superior à de MLC (madeira Lamelada Colada) e cerca de 2,5 vezes à do aço estrutural. Segundo o mesmo estudo, a MLC produz 1/6 das emissões de carbono quando comparado com o alumínio e cerca de 1/8 quando comparado com o aço estrutural.
Um outro estudo, realizado pela Universitat Politécnica de Catalunya, concluiu que as janelas de caixilharia de alumínio apresentam em fase de extração/produção elevado impacto na ACV quando comparado com outros sistemas de caixilharias, nomeadamente PVC ou madeira. Em termos energéticos representou 41 a 52% da energia total consumida no ciclo de vida completo da janela, tomando como referencia 50 anos de utilização.
Num estudo de Asif e Muneer (2002) foi reconhecida a necessidade de avaliar a durabilidade para três tipos de caixilharias em diferentes materiais: Alumínio, PVC e Madeira. Para tal foram sujeitas a ensaios de envelhecimento acelerados para testar potenciais anomalias inerentes a cada uma. Nos testes foram incluídos ensaios por imersão em água, ensaios cíclicos de molhagem/secagem, pulverização de sal, umidade, temperatura, e exposição a raios UV. Na caixilharia de alumínio lacados não foram observadas qualquer patologia após sujeita a todos os ensaios. As caixilharias em PVC sofrem descoloração quando expostas a temperaturas extremas, umidade e radiação UV. As caixilharias em madeira evidenciam deformações, fissuração.
Atividade 2: ACV - parte 2 - Complemento
Esquema do ciclo de vida de uma caixilharia
Atividade 2: ACV - parte 2 -